quarta-feira, 27 de maio de 2020

Temperatura: Fenômeno Físico ou Grandeza?


1) Como definimos temperatura?
A temperatura de um corpo é uma medida ou grandeza física relacionada com a intensidade (ou grau) de agitação das moléculas que o constituem, indicando se ele está quente ou frio.

2) O que são moléculas?
Sabemos que os corpos são constituídos de pequeníssimas partículas denominadas de átomos e que, numa determinada substância, átomos diferentes se agrupam formando moléculas. A molécula de água, por exemplo, é formada por dois átomos de hidrogênio e um oxigênio.




3) O que é agitação térmica?
É o movimento desordenado das  moléculas e átomos de um corpo. É o movimento desordenado das moléculas e átomos de um corpo. Essa maior ou menor agitação está associada à quantidade de energia cinética molecular.



4) O que se avalia quando se mede a temperatura de um corpo?
Como a temperatura está associada ao movimento das moléculas, quanto maior a velocidade dos átomos, isto é, quanto mais agitados eles estiveram, maior será a temperatura do objeto.


5) Como medimos a Temperatura?
A temperatura de um corpo está relacionada às sensações de quente e frio, percebidas a princípio pelo tato. Porém, o tato não é um bom instrumento de medida. O instrumento mais utilizado é o que chamamos de termômetro.


6) Como se constitui um termômetro?
Os termômetros foram elaborados a partir da escala térmica padrão adotada em cada região do planeta.
Vários cientistas criaram escalas termométricas em situações diferentes. A mais utilizada na maioria dos países, é a escala Celsius criada pelo astrônomo sueco Anders Celsius, em 1742. Celsius percebeu que em sua escala existiam dois pontos fixos fundamentais: o ponto de fusão, no qual Celsius encontrou o valor de 0°C e o ponto de ebulição, no valor de 100°C sobre pressão de 1 atm. Outra escala é a Fahrenheit, criada pelo físico alemão Gabriel Daniel Fahrenheit em 1727, utilizada nos países de língua inglesa. Fahrenheit descobriu diferentes valores para os mesmos pontos fixos de Celsius, encontrando 32°F para o ponto de fusão e 212°F para o ponto de ebulição.
 


Atividades:

1) Como a teoria cinético-molecular da matéria define a temperatura de um corpo? 

2) Qual o sentido humano que nos permite avaliar a temperatura de um corpo? Por que essa avaliação não é precisa? 

3) De que maneira podemos avaliar com relativa exatidão a temperatura de um corpo? 

4) Verifique as afirmativas e julgue cada uma delas como verdadeira (V) ou falsa (F):
a) Existem várias escalas termométricas, sendo a mais utilizada a escala Celsius. (    )
b) Não há nenhuma relação entre as diferentes escalas, tornando impossível a correspondência entre as suas medidas. (     )
c) A escala Celsius é obtida escolhendo-se dois pontos fixos, que correspondem a fusão do gelo e da ebulição da água, ambas ao nível do mar. (     )
d) Entre os dois pontos fixos de um termômetro, é feito uma subdivisão em partes iguais, definindo assim as diversas medidas da temperatura de um corpo. (    )
e) Celsius subdividiu a sua escala em 100 partes iguais e denominou cada subdivisão de graus centígrado. (    )
f) Quanto maior for o grau de agitação molecular, maior será a temperatura do corpo e vice-versa. (    )
g) Numa maior temperatura as moléculas ficam mais agitadas, possui maior energia cinética molecular, numa menor temperatura as moléculas ficam menos agitadas. (    )


 

 
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O que é escala Kelvin e qual sua correspondência com as escalas Celsius e Fahrenheit?

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