1) O que caracteriza uma máquina térmica?
A máquina térmica é
um dispositivo capaz de transformar energia térmica (proveniente de calor) em
trabalho mecânico. Parte da energia interna de uma substância de
operação (vapor de água, álcool, gasolina, diesel) se transforma em energia de
movimento.
Máquina de Heron: foi desenhada no século I d.c. por sendo considerada a primeira máquina a vapor documentada. |
2) Como surgiu a máquina térmica?
A primeira máquina
térmica que existiu foi a chamada máquina de Heron, dado esse nome devido ao
seu inventor grego Heron, essa máquina consistia em aprisionar água em um
recipiente esférico de metal com dois furos. Ao aquecer essa água neste recipiente,
o vapor escapava e fazia com que a esfera girasse.
3) O que é uma máquina a vapor?
Com o avanço tecnológico dos séculos passados, o mecânico e ferreiro
inglês Thomas Newcomen instalou em uma mina de carvão uma máquina utilizada
para drenar a água acumulada na mina, a primeira máquina a vapor em 1712. Foi a
primeira máquina térmica que transformava calor em trabalho mecânico.
4) Com o passar do tempo em que tipo de
dispositivos foram utilizados o princípio de funcionamento da máquina térmica?
E em 1770, o
escocês James Watt, apresentou um modelo que viria a substituir os modelos
propostos anteriormente ao seu trabalho, pois o modelo proposto por Watt era
mais eficiente e futuramente foi empregado em moinhos, em acionamento de bombas
d’água e mais tarde em locomotivas e barcos a vapor.
5) O que possibilitou o início da utilização das
máquinas térmicas em larga escala?
A descoberta da máquina a
vapor no início do século 18. Inventada com o fim específico de retirar água das
minas de carvão ingleses, que se tornavam cada vez mais profundas, a máquina a
vapor impulsionou uma grande transformação social, econômica e tecnológica,
historicamente chamado de Primeira Revolução Industrial.
6) Em que atividades as máquinas térmicas foram e
ainda são utilizadas?
Em pouco tempo, a máquina a
vapor foi utilizada na indústria de tecelagem e de aço, nas embarcações e até
na impressão de jornais. Em 1820, foi empregado pela primeira vez em
locomotivas e, em 1841, em máquinas agrícolas, acionando as debulhadoras. Alguns
anos mais tarde, serviu de motor de tração em automóveis. Ainda hoje possui um
papel importante: é utilizada nas usinas termelétricas para gerar energia
térmica.
Motor a Vapor |
7) Quem fornece energia interna para o vapor de água em uma locomotiva a vapor?
No caso específico da máquina
a vapor que utiliza carvão mineral como combustível, parte da energia química
do carvão é transformada em energia interna do vapor de água e parte em energia
de movimento.
8) Nas usinas termelétricas atuais como se obtém o
movimento de uma turbina?
Nas máquinas das usinas
termelétricas atuais, como nas primeiras a vapor, o movimento é obtido pelo
vapor de água a alta pressão, transforma a energia interna do vapor de água ou
de um gás em energia de movimento de uma turbina.
Atividades:
1) Julgue cada uma das
afirmativas em verdadeira (V) ou falsa (F):
a) Máquinas
térmicas são dispositivos usados para converter energia mecânica em energia
térmica com consequente realização de trabalho. ( )
b) As máquinas térmicas foram e são utilizadas no transporte de cargas e passageiros, na geração de energia elétrica, em máquinas agrícolas, impressão de jornais, indústrias etc. ( )
c) Quem fornece energia interna para o vapor de água em uma locomotiva a vapor pode ser o carvão ou a lenha quando queimados. ( )
d) Nas usinas termelétricas parte da energia mecânica da água é transformada em energia térmica da turbina. ( )
e) Em uma locomotiva, que utiliza o carvão mineral como combustível, a energia química do carvão é transformada em energia interna do vapor de água e em energia de movimento. ( )
2) Em qual dos itens abaixo a seguir a máquina a
vapor não foi ou não é utilizada?
(A)
Indústria de tecelagem
(B)
Embarcação
(C) Máquina agrícola
(D) Usina
hidrelétrica
3) Em uma locomotiva que
utiliza carvão mineral como combustível a energia:
(A) de movimento do carvão é transformada
em energia interna do vapor de água e em energia de movimento.
(B) cinética do carvão é
transformada em energia interna do vapor de água e em energia de movimento.
(C) química do carvão é transformada
em energia interna do vapor de água e em energia de movimento.
(D) mecânica do carvão é
transformada em energia interna do vapor de água e em energia de movimento.
(E) solar é formada em energia
interna do vapor de água e em energia de movimento.
4) Nas
usinas termelétricas atuais que utilizam movimento de turbina se obtém esse
movimento da seguinte forma:
(A)
Parte da energia interna de um gás é transformada em energia cinética da
turbina.
(B) Parte da energia cinética da água é
transformada em energia potencial da turbina.
(C)
Parte da energia potencial da água é transformada em energia potencial da
turbina.
(D)
Parte da energia mecânica da água é transformada em energia térmica da turbina.
Pesquisa Google:
1) Num motor de um automóvel é possível dizer que
funciona um mecanismo de máquina térmica? Explique.
2) Como é o funcionamento mecânico de um
calorímetro?
Aprofunde-se:
Você conhece alguma máquina à vapor?
Eu conheci o trem denominado
Maria Fumaça, mas não exatamente na época que ele era usado como meio de
transporte. Conheci como uma relíquia, um passeio turístico.
São exemplos de máquinas
térmicas, além da Maria Fumaça, os motores de combustão interna usados
atualmente nos automóveis.
Esses você conhece, não?
O funcionamento das máquinas
térmicas baseia-se na transformação de energia térmica em energia mecânica.
As primeiras máquinas térmicas
usavam o vapor de água produzido em caldeiras como combustível para gerar
movimento e realizar trabalho como, por exemplo, girar uma roda d’água ou as
rodas de um trem.
Já as máquinas térmicas de
combustão interna têm como base os gases gerados durante a queima do
combustível. De forma geral, a queima do combustível gera energia que é
transferida para o gás. Esse gás então se expande realizando trabalho, enquanto
sua temperatura diminui.
Nesse processo tanto a energia
interna, quanto o trabalho realizado dependem da quantidade de calor que é
transferida para o gás.
Foi a busca do aumento da
eficiência dessa transferência que alavancou o desenvolvimento dessas máquinas.
As máquinas térmicas que
usavam carvão foram muito importantes na história, pois foram as precursoras de
tantas outras.
Vamos agora ver a evolução
delas.
Máquinas a vapor
A primeira máquina térmica que
se tem registro é a máquina de Heron, que consiste em uma esfera oca de cobre
com dois canudinhos de cobre torcidos.
A esfera de Heron continha
água em seu interior que, quando aquecida, saia pelos canudinhos em forma de
vapor fazendo a esfera girar.
A máquina de Heron foi
encontrada nos registros do século I a.C. e parecia funcionar apenas como
equipamento de entretenimento.
O segundo registro encontrado
é datado de 1629 - uma vasilha preenchida com água que possuía um cano aberto
para saída do vapor gerado (algo parecido com uma chaleira).
Ao ser aquecida, o vapor
gerado saída pelo cano e movia uma roda com pás.
Em 1690 o vapor foi utilizado pela
primeira vez para movimentar um êmbolo dentro de um cilindro – a base de
funcionamento das máquinas térmicas atuais.
Por volta de 1712 uma nova
máquina térmica foi desenvolvida. Ela possuía uma viga (como uma gangorra, o
brinquedo dos parques infantis) e era utilizada para retirar água das
profundezas ou para subir cargas pesadas.
Ainda hoje esse tipo de
estrutura é usada para retirar petróleo das profundezas. Elas são conhecidas
como cavalos.
Os problemas dessas primeiras
máquinas era a baixa eficiência; elas consumiam muito carvão para aquecer a
água de modo a realizarem o trabalho desejado.
Em 1765, James Watt introduziu
nas máquinas um condensador que minimizava as perdas de calor, aumentando o
rendimento do carvão em três vezes – um enorme passo no aumento da eficiência.
Assim as máquinas passaram a
ser usadas também para a movimentação de tornos e de moinhos, substituindo a
tração animal.
James Watt costumava expressar
a potência de suas máquinas em unidades HP ou horse power (literalmente
força do cavalo) para facilitar a comparação com o tipo de tração usado até
aquele momento e aumentar a compreensão de suas capacidades de realizarem
trabalho.
Hoje a potência é expressa em
watts em sua homenagem, apesar de o HP ser ainda usado em alguns casos como,
por exemplo, nos automóveis.
Mas vamos voltar à história
das máquinas térmicas.
Os primeiros automóveis também
usavam motores movidos a vapor de água, no fim do século XIX e início do século
XX.
Hoje os motores são movidos
por combustão interna, usando outras formas de combustíveis em substituição ao
carvão como, por exemplo, diesel, álcool e/ou gasolina.
Os motores a vapor ainda são
usados em alguns casos específicos como nas usinas termoelétricas, que
produzem energia elétrica a partir do calor gerado pela queima de
combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral, óleo e gás
natural.
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