sexta-feira, 22 de maio de 2020

Movimento dos Planetas no Sistema Solar

“Todo movimento registrado no firmamento não provém do firmamento propriamente dito, mas do movimento da Terra. A Terra, em consequência com os elementos mais próximos, efetua em 24 horas, uma volta ao redor dos seus polos imutáveis, enquanto o firmamento com o céu mais alto permanece imóvel.” 

 (Nicolau Copérnico – 1473-1543)


Os movimentos da Terra são responsáveis pela quantidade de radiação que determinadas áreas recebem, bem como pela duração dos seus dias e as estações do ano.



Rotação

O movimento de rotação se faz através do eixo da Terra em torno de si mesma. Assim, os dias e as noites são formados.

Nossa percepção, com o giro que ela faz (de oeste para leste), é impactada.

Quando olhamos para o espaço, daqui da Terra, podemos ver os astros girando em sentido oposto.

Antes, achava-se que o Sol girava em torno da Terra. De movimento aparente essas duas ilusões foram denominadas.



Duração de dias

Podemos interpretar de duas formas duração de um dia.

A mais comum é o dia solar, que leva o sol como referência.

Nesse caso, o dia possui 24 horas.

Já o dia sideral usa as estrelas como referência. Nesse caso, a translação também interfere, e o dia tem 23h 56min e 4seg.

 


Características

A Terra possui uma inclinação em seu próprio eixo durante o movimento de rotação.

Isso ocorre por causa da ação gravitacional da Lua e do Sol, pois ambos possuem massas diferentes e são os mais próximos do nosso planeta.

Outro conceito ligado a este movimento é o de precessão. Isto é, o eixo da Terra gira ao contrário de sua rotação.

Precessão: Como a Terra não é uma bola perfeita, seu eixo de rotação sofre singelas alterações a cada 25 mil anos, aproximadamente.


 
Energia solar

Pelo fato da Terra ser semelhante a uma geoide, o contato da radiação solar é diferente sobre sua superfície.

Assim, tanto o calor como a iluminação recebidos são diferentes sobre o planeta.

 


Incidência

Os raios solares incidem de maneiras diferentes sobre a face da Terra devido à esfericidade e à inclinação.

Quanto maior a latitude, mais inclinados os raios solares atingem o local. Já a região da linha do Equador, por estar localizada no centro, recebe os raios perpendicularmente.

A inclinação da Terra também influencia na incidência de radiação. Devido a ela, o sol atinge os hemisférios de maneiras distintas ao longo do ano, fornecendo mais ou menos radiação e definindo as estações.



A Translação da Terra

O movimento de translação (ou revolução) se caracteriza pelo movimento da Terra ao redor de si mesma e do Sol.



A órbita

O contorno que a Terra faz ao redor do Sol possui um formato elíptico.

Outro conceito chamado eclíptica nada mais é do que um contorno perpendicular em relação à órbita elíptica que a Terra realiza em torno do Sol.

A Terra demora 365 dias e 6 horas para completar a translação. Quando esse excedente de horas completa 24h (de 4 em 4 anos), temos o Ano Bissexto, composto por 366 dias.

2020 é um ano bissexto!

 


Periélio e afélio

Quando a Terra está em um ponto mais longe do contorno elíptico, chamamos de afélio.

Já o oposto, quando o planeta se encontra mais perto do Sol, chamamos de periélio.

No Hemisfério Sul, o afélio ocorre no inverno, aproximadamente em 4 de julho. O periélio acontece no verão, mais ou menos em 3 de janeiro.

No Hemisfério Norte, as datas são as mesmas, mas as estações do ano são invertidas. Ou seja, o periélio acontece no inverno e o afélio acontece no verão.



Estações do ano

Há quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

Dois principais fatores para influência das estações são: o movimento de translação e a inclinação do eixo da Terra.

São fatores que mudam a incidência de radiação solar sobre o Globo.

 


Diferentes estações

Entre uma estação e outra ocorrem mudanças que as definem:

Pluviosidade.

Pressão atmosférica.

Temperatura.

Apesar das estações serem identificadas por algumas especificidades (como inverno frio e verão é quente) nem sempre as regiões demonstram essas características devido ao clima local.


  


 Hemisférios

Chamamos de hemisférios a divisão do planeta em quatro partes: Hemisfério Sul, Hemisfério Norte, Hemisfério Oriental, Hemisfério Ocidental.

O hemisfério Sul vive em estação oposta ao do Norte, porque a inclinação da Terra faz com que a radiação solar incida de forma mais forte em um hemisfério do que no outro.

Quando é verão no hemisfério Sul, é inverno no Norte.


  


Equinócios e Solstícios

Existem quatro demarcações para as estações ao longo do ano. Ou seja, a incidência da radiação solar, ao longo do ano, é marcada por dois equinócios e dois solstícios.



Equinócio

É o período do ano em que os dias e as noites têm a mesma duração. Ambos duram 12 horas.

Ocorre em março e em setembro.

No hemisfério Sul, as datas marcam, respectivamente, o início do outono e da primavera.

No hemisfério Norte, elas marcam, respectivamente, o início da primavera e do outono.

Como ,de 4 em 4 anos, o calendário possui um dia a mais, as datas do equinócio também mudam.

Ou seja, em setembro podem ser no dia 21, 22 ou 23 e em março nos dias 19, 20 ou 21.

 


Solstício

O solstício ocorre quando Sol está mais distante do equador celeste e os dias e as noites não tem a mesma duração.

Marca o início do verão e do inverno.

Hemisfério Sul:

O solstício de verão ocorre no dia 21 de dezembro. É o dia mais longo do ano.

O de inverno ocorre em 21 de junho. É a noite mais longa do ano, durante mais que o dia.

Os solstícios também variam de data devido ao ano que é bissexto.

Essa variação pode ser nos dias 20, 21 ou 22 de junho e dezembro.

 


Como percebemos

Em cada hemisfério ocorre um solstício oposto ao do outro.

Isso se deve ao fato de que a parte norte está mais distante, enquanto a parte sul está mais próxima.

Percebemos isso quando observamos a trajetória do sol.

No inverno ela parece ser mais baixa, enquanto no verão aparenta ficar mais alta.



A Lua

A Lua é o único satélite natural da Terra.


 

Formação da Lua

A hipótese científica mais aceita para formação da Lua diz que, nos primórdios do Sistema Solar, a Terra era bem menor que atualmente.

Há 4,5 bilhões de anos, um planetoide aproximadamente do tamanho de Marte, batizado como Thea, colidiu e se fundiu com a Terra.

O material lançado ao espaço pela colisão passou a orbitar a Terra, aos poucos se aglomerou formando a Lua.

Essa colisão inclinou o eixo da Terra e ocasionou a existência das quatro estações do ano.

 


Órbita da Lua

A lua orbita a Terra com movimento síncrono → seu período de rotação em torno do próprio eixo é igual ao período de translação em torna da Terra.

Esse movimento síncrono faz que sempre vejamos o mesmo lado da Lua.

Assim como o eixo da Terra está inclinado 23°27’ em relação ao plano de sua órbita, o plano da órbita da Lua está inclinado 5° em relação à órbita da Terra.

Se não fosse essa inclinação, veríamos eclipses solares e lunares em todo ciclo lunar, que dura 29,5 dias.

 


A Lua em diferentes culturas (1)

Muitos calendários da antiguidade eram baseados no ciclo da Lua. Alguns desses calendários datam de 20 a 30 mil anos atrás.

Os povos babilônios, no século V a.c. e os chineses no século IV a.c. já estudavam muito bem a Lua, podendo prever até os seus eclipses.

Nessa época, o filósofo grego Anaxágoras propôs que a Lua refletia a Luz do Sol.

Para Aristóteles a Lua marcava a fronteira entre a esfera do mundo mutável e a esfera celeste, que era perfeita e imutável.


  


A Lua em diferentes culturas (2)

No século I a.c, os gregos calcularam o tamanho da Lua e sua distância até a Terra.

Na Idade Média, acreditava-se que a Lua era um disco plano.

Essa crença só foi desfeita no século XVII com as observações de Galileu Galilei em seu telescópio.

Alguns povos asiáticos enxergam as partes claras e escuras na Lua como o Coelho de Jade, acompanhante da Deusa Chang’e.

Algumas tribos indígenas acreditam que a Lua era uma jovem com a beleza tão invejada que decidiu se mudar para o céu.

  


Fases da Lua

A lua não emite luz própria. O brilho que vemos nela é reflexo da luz do Sol. A fração iluminada da Lua divide o ciclo lunar em 4 fases: Nova, Crescente, Cheia e Minguante.

 



Lua Nova

O ciclo da Lua, ou Lunação, tem aproximadamente 29 dias.

O ciclo se inicia com a Lua Nova, momento em que a face da Lua voltada para a Terra está completamente escura.

A fase Lua Nova compreende os sete dias em que a Lua aparece menos iluminada.

Nesta fase, vemos a parte da Lua oposta ao Sol, portanto a Lua está no céu durante o dia e não à noite.

Eclipses solares ocorrem durante a Lua Nova, porém, devido a inclinação da órbita da Lua, somente em algumas lunações.

 


Lua Crescente

Entre a Lua Nova e a Lua Cheia, vemos a Lua mais iluminada a cada dia → este período é chamado de Lua Crescente.

O momento em que vemos exatamente metade da Lua iluminada se chama Quarto Crescente.

No período Crescente, a Lua aparece no céu durante a tarde e início da noite e está iluminada ao leste.

 


Lua cheia

O momento em que a face da Lua voltada para a Terra está completamente iluminada se chama Lua Cheia. Este momento marca exatamente a metade da Lunação (ciclo lunar).

A fase Lua Cheia compreende os sete dias em que a Lua aparece mais iluminada.

Nesta fase, vemos a parte da Lua voltada para o Sol, portanto a Lua está no céu durante a noite.

Eclipses lunares ocorrem durante a Lua Cheia, porém, devido a inclinação da órbita da Lua, somente em algumas lunações.

 


O lado escuro da Lua

A parte da Lua que não está voltada para o Sol, está sempre escura.

Devido a variação da posição da Lua e do Sol no céu, a cada dia vemos uma fração da Lua iluminada maior ou menor que no dia anterior.

A rigor, a Lua só fica cheia e nova por um instante e as fases crescente e minguante duram 14 dias, mas podemos considerar cada fase como 7 dias.

 


Lua Minguante

Entre a Lua Cheia e a Lua Nova, vemos a Lua menos iluminada a cada dia → este período é chamado de Lua Minguante.

O momento em que vemos exatamente metade da Lua iluminada se chama Quarto Minguante.

No período Minguante a Lua aparece no céu no fim da noite e pela manhã e está iluminada ao oeste.




Modelos e Observações da Lua

 Utilizando modelos e telescópios, é possível compreender melhor as fases da Lua e os eclipses.

  

Modelos

Podemos modelar as fases da Lua segurando uma bola de isopor enquanto outra pessoa te ilumina com uma lanterna.

De costa para a lanterna, que representa o Sol, veremos a bola toda iluminada, como a Lua cheia.

De frente, veremos a parte não iluminada da bola, como a Lua Nova.

Em outras posições, veremos a bola parcialmente iluminada, como a Lua Crescente ou Minguante.

Coloque a bola na sombra da sua cabeça e terá um eclipse lunar. Coloque seus olhos na sombra da bola e terá um eclipse solar.

 


Observações

Podemos estudar a Lua fazendo observações diretas. Mesmo a olho nu, a Lua é visível com uma boa quantidade de detalhes.

Uma atividade interessante seria observar a Lua todos os dias durante uma lunação completa.

Começando na Lua Nova, todos os dias quando a Lua atingir seu ponto mais alto no céu, faça um desenho da forma da Lua, diferenciando a parte clara da escura.

Anote o horário da observação.

Observe como a Lua cresce dia a dia até ficar cheia, e como aparece cada dia mais tarde.

 


Marés

A Lua define as marés oceânicas

Isso ocorre porque a gravidade da Lua atrai a água do oceano, fazendo com que ela se concentre no lado da Terra que está alinhado com a Lua.

Assim, temos maré alta quando a Lua está no ponto mais alto do céu; e temos maré baixa quando está próxima ao horizonte.

A maré também é alta quando a Lua está no lado oposto da Terra.

O ciclo das marés ocorre a cada 12 horas, aproximadamente.

 


Cores

É comum vermos a Lua branca com manchas cinza.

As manchas são crateras e variações no relevo lunar.

Em alguns dias, a parte da Lua que não está iluminada pelo Sol parece ter a cor azul.

Esse fenômeno se chama Lua Cinzenta e acontece quando a luz refletida no oceano reflete novamente na Lua.

Não confunda com Lua Azul, que é a segunda Lua Cheia do mês.

Durante os eclipses, a Lua fica avermelhada, sendo chamada de Lua de Sangue.

Isso porque recebe apenas a luz desviada pela atmosfera da Terra.


 

Eclipses

A Terra gira em torno do sol uma vez a cada 365,25 dias. Os eclipses são formados quando a Terra e a Lua estão em posições específicas em relação ao Sol.

 


Eclipse solar

Eclipses solares são formados quando a Lua passa na frente do Sol.

A Lua bloqueia parte ou toda a luz do Sol antes que possa alcançar a Terra.

O eclipse é visível apenas para aqueles na Terra que estão dentro de sua sombra.

 


Segurança

Nunca olhe diretamente para o Sol, pois pode danificar seriamente seus olhos, mesmo durante um eclipse.

Observe um eclipse solar apenas através de óculos de proteção projetados para esse fim.

 


Eclipse lunar

Eclipses lunares são formados quando a Terra lança uma sombra sobre a Lua cheia.

A Terra está diretamente entre a Lua e o Sol.

Os eclipses lunares são visíveis em mais locais do que os eclipses solares.

 


O Sistema Solar

Existem bilhões de galáxias no universo, cada uma contendo bilhões de estrelas. A Via Láctea contém nosso sistema solar, composto por:

 


O Sol é a única estrela em nosso sistema solar.

Planetas e planetas anões orbitam em torno do Sol.

Existem oito planetas em nosso sistema solar (Plutão é um planeta anão).

 


Luas

As luas estão em órbita em torno de muitos dos planetas.

As luas são chamadas de satélites naturais.

 


Cometas e asteróides

Cometas e asteróides também orbitam em torno do Sol.

 


Ciclo de Vida de uma Estrela como o Sol

O ciclo de vida de uma estrela depende do seu tamanho. Todas as estrelas começam seu ciclo de vida da mesma maneira. A gravidade une as nebulosas para formar uma protoestrela. Esta protoestrela, por sua vez, se transforma em uma estrela de sequência principal.


Nebulosa em colapso sob a gravidade

Uma estrela como o nosso Sol é formada por uma nebulosa em colapso, torna-se uma estrela de sequência principal, depois uma gigante vermelha, depois encolhe para uma anã branca e depois forma uma anã negra.


Sequência principal
Sequência principal

Em uma estrela de sequência principal, os núcleos de hidrogênio são fundidos para formar hélio.

Isso libera energia como calor e luz.


Gigante vermelha

Eventualmente todo o combustível de hidrogênio acaba.

A estrela então esfria e se expande, tornando-se uma gigante vermelha.

A estrela começa a fundir os núcleos de hélio para liberar energia.


Anã branca

À medida que o combustível de hélio se esgota, as forças externas diminuem de tamanho e a estrela entra em colapso para dentro.

Isso faz com que a temperatura aumente.

Uma anã branca é formada, que é o núcleo quente da estrela.

 

Anã negra

Quando a estrela esfria completamente, ela se torna uma anã negra.

Uma anã negra não emite (envia) luz ou calor.

 

 Ciclo de Vida de uma Estrela Muito Maior que o Sol

O ciclo de vida de uma estrela depende do seu tamanho. Todas as estrelas começam seu ciclo de vida da mesma maneira. A gravidade une as nebulosas para formar uma protoestrela. Esta protoestrela se transforma em uma estrela de sequência principal. Se uma estrela é maior que o Sol, seu ciclo de vida é:


Supergigante vermelha

A fusão nuclear transforma cada vez mais a massa da estrela em energia.

A estrela se expande para uma supergigante vermelha.

 

Supernova

As maiores estrelas explodem em uma supernova.

Uma supernova produz elementos mais pesados que o ferro e os espalha por todo o universo.

 

Buraco negro ou estrela de nêutrons

A supernova deixa para trás um buraco negro ou uma estrela de nêutrons.

 


 O Big Bang

A teoria do Big Bang diz que o universo começou a partir de um único ponto.

O universo começou em uma região muito pequena, quente e densa.

Esta região "explodiu" e começou a se expandir.

Essa expansão ainda está acontecendo.


Evidência

Existem muitas formas de evidência para apoiar o modelo do Big Bang do universo.

Um exemplo é a observação do desvio para o vermelho em galáxias distantes.

Outro exemplo é a descoberta da radiação cósmica de fundo em microondas (CMB).

 

Desvio para o Vermelho

A luz de objetos distantes no espaço muda para a extremidade vermelha do espectro. Esse efeito é chamado de desvio para o vermelho.

À medida que um objeto se afasta de nós, o comprimento de onda da luz que o objeto emite (envia) fica mais longo.

A luz fica mais vermelha porque o vermelho tem o maior comprimento de onda das cores visíveis.

Esse efeito é chamado de desvio para o vermelho.

Quanto mais rápido o objeto se afasta de nós, maior o comprimento de onda e mais vermelho ele aparece.

 

Evidências para um universo em expansão

A luz de galáxias distantes no espaço é deslocada para vermelho.

Quanto mais distante uma galáxia estiver da Terra, maior o desvio para o vermelho.

Isso significa que, quanto mais distante estiver uma galáxia, mais rápida ela se afastará de nós.

Isso é evidência de que o universo está se expandindo.

 
Explicado pelo Big Bang

O desvio para o vermelho fornece evidências para a teoria do Big Bang, pois mostra que todos os objetos do universo estão se afastando.

Isso sugere que os objetos começaram a partir de um único ponto, o ponto em que o Big Bang ocorreu.


Radiação Cósmica de Fundo em Microondas (CMB)

Os cientistas descobriram a radiação de microondas vinda de todas as direções do Universo. Isso é chamado de radiação cósmica de fundo em microondas, ou CMB.

A radiação CMB é uma evidência muito forte para o modelo do Big Bang.

É considerado o restante da explosão do Big Bang.

 


A radiação CMB está principalmente na parte de microondas do espectro eletromagnético.

Pode ser detectado como um sinal de energia muito baixa vindo de todas as direções no espaço.

É a radiação que é produzida por gás a temperaturas muito baixas.



Atividades:

1) Indique a afirmativa falsa sobre a Rotação Terrestre:

      (A) O movimento de rotação é responsável pelos dias e as noites no planeta.

       (B) É o movimento que a Terra faz ao redor de si mesma.

       (C) A Terra gira do oeste para o leste.

       (D) O Sol gira em torno da Terra.

 

2) Ainda sobre a Rotação Terrestre, indique a afirmativa falsa:

       (A) Quando olhamos para o espaço, vemos os astros girando em sentido oposto.

       (B) O dia solar tem o sol como referência e possui 24 horas.

       (C) O dia sideral usa as estrelas como referência e com precisão o dia tem 23h 56min e 4seg.

       (D) O período de 6 horas é o de iluminação solar na Terra.

 

3) Quanto tempo a Terra leva para completar sua rotação, e que recebe o nome de dia solar ?

      (A) 24 horas

      (B) 20 horas

      (C) 365 dias

      (D) 12 horas

 

4) Sobre o movimento de translação da Terra, é falso afirmar:

    (A) As estações do ano ocorrem em função do movimento de translação e da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol.

      (B) O eixo de inclinação da Terra estabelece linhas imaginárias chamadas de Hemisférios.

   (C) Equinócio significa dias e noites iguais e ocorre em março e setembro, determinando, respectivamente, a primavera e o outono no hemisfério sul.

     (D) O movimento da Terra em torno do Sol dura 365 dias e 6 horas.

 

5) Como se chama o período do ano em que os dias e as noites possuem 12 horas e o Sol passa pelo Equador celeste?

      (A) Dia solar

      (B) Equinócio

      (C) Verão

      (D) Solstício

 

6) Dias e noites extremamente desiguais e ocorre em junho e dezembro, determinando respectivamente o inverno e o verão no Hemisfério Sul são chamados de:

      (A) Dia solar

      (B) Equinócio

      (C) Verão

      (D) Solstício

 

7) Qual fenômeno relacionado à translação da Terra caracteriza a primavera e o outono?

      (A) Solstício

      (B) Dia solar

      (C) Equador celeste

      (D) Equinócio

 

8) Em qual mês o solstício de verão ocorre no hemisfério sul?

      (A) Janeiro

      (B) Junho

      (C) Setembro

      (D) Dezembro

 

9) Qual é o formato do contorno que a Terra faz ao redor do Sol?

      (A) Retilíneo

      (B) Circular

      (C) Elíptico

      (D) Quadrangular

 

10) o que é o periélio?

     (A) é a forma com que a Terra se desloca em torno do seu próprio eixo.

     (B) é o eixo da translação terrestre.

      (C) é a distância mínima da órbita terrestre em relação ao sol.

      (D) é a distância máxima da órbita terrestre em relação ao sol.


 

11) Qual a informação correta sobre a Lua?

      (A) Possui cinco fases distintas.

      (B) Tem luz própria.

      (C) Aparece no céu em momentos diferentes durante o ciclo.

      (D) Possui superfície lisa e temperatura constante.

 

12) Qual fase da Lua marca a metade da lunação?

      (A) Minguante

      (B) Nova

      (C) Crescente

      (D) Cheia

 

13) Quantos dias, aproximadamente, dura o ciclo da Lua?

      (A) 31 dias

      (B) 14 dias

      (C) 29 dias

      (D) 19 dias

 

14) Qual cientista do século XVII provou que a Lua não era plana?

      (A) Isaac Newton

      (B) Nicolau Copérnico

      (C) Galileu Galilei

      (D) Johannes Kepler

 

15) A gravidade da Lua atrai a água do oceano, fazendo com que ela se concentre no lado da Terra que está alinhado com a Lua. Qual nome desse fenômeno?

      (A) Equinócio

      (B) Solstício

      (C) Marés

      (D) Planificação

 

16) Quantas horas, aproximadamente, dura o ciclo das marés?

      (A) 24 horas

      (B) 20 horas

      (C) 6 horas

      (D) 12 horas

 

17) O que são as manchas cinzas que vemos na Lua?

      (A) Crateras na superfície da Lua.

      (B) Pontos em que a Lua emite menos luz.

      (C) Variações da maré dos oceanos.

      (D) “Terras altas” na superfície da Lua.

 


18) Qual nome do fenômeno quando a Terra lança uma sombra sobre a Lua cheia, formando penumbras visíveis em alguns lugares do planeta?

     (A) Eclipse lunar

     (B) Eclipse solar

     (C) Maré Alta

     (D) Maré Baixa

 

19) Em que tipo de eclipse a Terra está diretamente entre a Lua e o Sol?

      (A) Isso nunca acontece

      (B) Eclipse lunar

      (C) Eclipse solar

      (D) Movimento eclíptico

 

20) Em que tipo de eclipse a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente a sua luz numa estreita faixa terrestre?

      (A) Isso nunca acontece

      (B) Eclipse lunar

      (C) Eclipse solar

      (D) Movimento eclíptico

 

21) Quando você deve olhar para o sol sem proteção para os olhos?

      (A) Durante um eclipse solar

      (B) Durante o dia

      (C) Nunca

      (D) Na maré baixa

 

22) Quais alternativas fazem parte do ciclo de vida de uma grande estrela?

     (A) Anã negra

     (B) Supernova

     (C) Gigante vermelha

     (D) Supergigante vermelha

 

23) Quais alternativas fazem parte do ciclo de vida de uma grande estrela?

      (A) Anã vermelha

      (B) Sequência principal

      (C) Anã branca

      (D) Buraco negro (ou estrela de nêutrons)

 

24) O que é deixado para trás por uma supernova?

      (A) Estrela de Prótons

      (B) Buraco Negro

      (C) Supergigante

      (D) Anã Branca

 

25) Quais alternativas fazem parte do ciclo de vida de uma pequena estrela?

      (A) Gigante vermelha

      (B) Supergigante vermelha

      (C) Sequência principal

      (D) Buraco negro

 

26) Qual alternativa é verdadeira sobre o universo na época do Big Bang?

      (A) Grande

      (B) Denso

      (C) Frio

      (D) Elíptica

 

27) À medida que um objeto se afasta de nós, o comprimento de onda da luz que o objeto emite aumenta. Como se chama esse fenômeno?

      (A) Desvio para o branco

      (B) Desvio para o verde

      (C) Desvio para o azul

      (D) Desvio para o vermelho

 

28) A luz de objetos distantes no espaço muda para a extremidade vermelha do espectro. Esse efeito é chamado de:

      (A) desvio para o vermelho.

      (B) radiação microondas.

      (C) radiação infra vermelho.

      (D) velocidade da luz.

 

29) O desvio para o vermelho é evidência de que o universo está:

      (A) Expandindo

      (B) Mantendo o mesmo tamanho

      (C) Contraindo

      (D) Acabando

 

30) Qual alternativa é verdadeira sobre a radiação CMB?

       (A) Radiação de micro-ondas.

       (B) Evidência para o modelo de estado estacionário.

       (C) Vem de apenas uma direção no espaço.

       (D) Pontos em que o Sol emite menos luz.

 

 31) A qual galáxia nosso sistema solar pertence?

       (A) Prestígio

       (B) Via Láctea

       (C) Rufles

       (D) Kit Kat

 

32) Quantos planetas existem em nosso sistema solar?

       (A) 7

       (B) 10

       (C) 9

       (D) 8

 

33) Qual das alternativas a seguir é outro nome para luas?

      (A) Cometas naturais

      (B) Satélites naturais

      (C) Meteoritos naturais

      (D) Orbitantes naturais

 

34) Qual é o nome do processo que gera a energia que mantém o núcleo do Sol quente?

      (A) Sequenciamento nuclear

      (B) Fissão nuclear

      (C) Protonação nuclear

      (D) Fusão nuclear


35) O que as luas orbitam?

      (A) Asteróides

      (B) Estrelas

      (C) Planetas

      (D) Nebulosas

 

36) Em uma estrela de sequência principal, núcleos de qual elemento são fundidos para formar hélio?

      (A) Núcleos de Carbono

      (B) Núcleos de Hidrogênio

      (C) Núcleos de Rádio

      (D) Núcleos de Césio

 


37) Julgue cada afirmativa como verdadeira (V) ou falsa (F):

a) Todas as regiões da Terra recebem a mesma quantidade de radiação solar. (    )

b) A lua orbita a Terra com movimento síncrono → seu período de rotação em torno do próprio eixo é igual ao período de translação em torna da Terra. (    )

c) O ciclo lunar se inicia com a Lua Nova, momento em que a face da Lua voltada para a Terra está completamente escura. (    )

d) Há 4,5 bilhões de anos, um planetoide, batizado como Thea, colidiu com a Terra. O material lançado ao espaço pela colisão passou a orbitar a Terra e formou a Lua. (    )

e) Assim, temos maré alta quando a Lua está no ponto mais alto do céu; e temos maré baixa quando está próxima ao horizonte. (    )

d) Durante os eclipses, a Lua fica avermelhada, sendo chamada de Lua de Sangue. (     )

e) Eclipses lunares são formados quando a Terra lança uma sombra sobre a Lua cheia. (    )

f) As estações do ano são fruto do eixo inclinado da Terra em torno do qual a Terra gira. (    ) 

g) As estações do ano tem relação com a quantidade de radiação solar recebida em cada época. (    )

h) As estações do ano são definidas pela quantidade de raios solares que chegam de forma perpendicular à superfície do planeta, sendo dependente do eixo de inclinação da Terra. (    )

i) As variações de temperatura, umidade, quantidade de chuva e do tamanho do dia e noite caracterizam as estações. (    )

j) Por conta do eixo de inclinação da Terra, os hemisférios norte e sul possuem estações opostas - por exemplo, quando é verão no hemisfério sul é inverno no norte. (    )

k) O inverno acontece quando a Terra está o mais longe possível do Sol. (    )

l) A teoria do Big Bang diz que o universo começou a partir de um único ponto. (     )

m) Quanto mais distante uma galáxia estiver, mais rápido ela se afasta de nós. (    )

n) Há muitas evidências de que o universo começou com o Big Bang. Uma evidência é o desvio para a cor vermelha em galáxias distantes. (     )

o) Quanto mais rápido o objeto se afasta de nós, maior fica o seu comprimento de onda e mais vermelho ele aparece. (    )

p) A diferença nas estações dos dois hemisférios é prova que a distância da Terra ao Sol não define as estações. (    )




Pesquisa Google:

1) Quais descobertas Galileu Galilei fez com o telescópio?

2) As descobertas de Galileu estavam de acordo com qual modelo de Universo: geocêntrico ou heliocêntrico?

3) O trabalho de Kepler introduziu uma alteração fundamental em relação aos trabalhos de Copérnico e Galileu. Qual alteração foi essa?




Georges Lemaitre (1894-1966)


Sacerdote belga, astrônomo e professor de física. Lemaître propôs o que ficou conhecido como teoria da origem do Universo do Big Bang, que ele chamava de “hipótese do átomo primordial“, ou também conhecido como “ovo cósmico”, que posteriormente foi desenvolvida por George Gamow.




Questões Resolvidas

1) Observe atentamente a figura e indique corretamente a estação do ano a que corresponde cada item considerando o hemisfério sul:

As estações ocorrem de maneira cíclica na sequência primavera - verão - outono - inverno.

 Quanto menor a quantidade de irradiação solar recebida mais frio.

 Quanto maior a quantidade de irradiação solar recebida mais quente.

 A resposta correta é:

    a) outono

    b) inverno

    c) primavera

    d) verão


2) Observe a figura abaixo e marque a alternativa que nomeia corretamente qual hemisfério está no verão.

As estações do ano são definidas pela quantidade de irradiação solar que cada hemisfério recebe a cada período.

Quanto menor a quantidade de irradiação solar recebida mais frio.

Quanto maior a quantidade de irradiação solar recebida mais quente.

O hemisfério sul está no verão.


3) Observe a figura abaixo e marque a alternativa que nomeia corretamente a estação no hemisfério norte:


A imagem mostra o verão no hemisfério norte.


4) Observe atentamente a figura e ordene corretamente as estações considerando o hemisfério norte:

Como as estações ocorrem de maneira cíclica na sequência primavera - verão - outono - inverno.

A ordem correta das estações no hemisfério norte é:

a)      primavera:

b)      verão

c)       outono


5) Ao observarmos a lua durante noites a fio percebemos que ela possui fases, a saber, cheia, minguante, nova e crescente. A figura abaixo olhando da esquerda para a direita mostra a fase crescente ou minguante da lua?

 
 

A lua colorida no lado direito da foto representa a lua nova.

A lua está indo da cheia para a nova, então ela está diminuindo.

A figura mostra a fase minguante da Lua.


6) Ao observarmos a lua durante noites a fio percebemos que ela possui fases, a saber, cheia, minguante, nova e crescente.

A figura abaixo olhando da esquerda para a direita mostra a fase crescente ou minguante da lua?


A figura mostra a fase crescente da Lua.


7) Os eclipses podem ser solares ou lunares. Podem também ser parciais, anulares e totais.

Observe atentamente a figura abaixo e responda, o que mostra o número 1?

  

      (A) Mostra a região de penumbra.

      (B) Mostra a região de sombra.

      (C) Mostra a região iluminada.


Observe que essa região recebe luz solar direta apenas da parte de cima do Sol.

Essa região não recebe luz solar da parte inferior do Sol.

Essa região é iluminada, mas não tanto.

É uma região de penumbra.


8) Os eclipses podem ser solares ou lunares. Podem também ser parciais, anulares e totais.

Observe atentamente a figura abaixo e responda, que tipo de eclipse uma pessoa na região 2 enxerga, total ou parcial ?

  

A região 2 não recebe luz solar.

A região 2 é de sombra.

Quem está na sombra enxerga um eclipse total.

Na região 1 é eclipse parcial.


9) A Terra possui quatro estações no ano, a saber, primavera, verão, outono e inverno.

Qual estação é em cada um dos hemisférios na figura abaixo?

 

Observe que, considerando a linha do Equador, está incidindo luz em uma parte maior do hemisfério sul do que no norte.

Observe também que nenhum dos dois hemisférios está mais ou menos de frente para o Sol. Assim o ângulo de incidência dos raios solares é o mesmo para ambos.

É primavera no hemisfério sul e outono no hemisfério norte.


10) Qual estação é em cada um dos hemisférios na figura abaixo?

 

 O verão é caracterizado por grande incidência de luz solar.

O inverno é caracterizado por baixa incidência de luz solar.a

Na figura é verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul.


11) Qual estação é em cada um dos hemisférios na figura abaixo?

 

Observe que está incidindo luz em uma parte maior do hemisfério norte do que no sul.

Observe também que nenhum dos dois hemisférios está mais ou menos de frente para o Sol. Assim o ângulo de incidência dos raios solares é o mesmo para ambos.

É primavera no hemisfério norte e outono no hemisfério sul.


12) Ao observarmos a lua durante noites a fio percebemos que ela possui fases, a saber, cheia, minguante, nova e crescente como mostrado na figura abaixo.

 

Cada uma dessas fases está relacionada com a posições relativas da lua, da Terra e do Sol. 

a) A figura abaixo, em que os raios amarelos representam a luz do Sol, é responsável por qual visão da lua, 1, 3, 5 ou 7 ?

 

Observe na segunda figura, a lua se encontra na região da Terra iluminada pelo Sol.

Essa fase é a da lua nova (1).


b) A figura abaixo é responsável por qual visão da lua, 1, 3, 5 ou 7 ?


Essa fase é a da lua nova (5).

c) A figura abaixo é responsável por qual visão da lua, 1, 3, 5 ou 7 ?

 

Observe que apenas metade da lua está iluminada pelo Sol.

Essa fase da lua está entre a lua nova e a lua cheia.

A lua está no quarto crescente (3).







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