quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Termodinâmica dos Gases

 


1) O que é energia interna de um gás?

A energia interna de um gás corresponde à soma das energias cinéticas individuais (de movimento) de suas moléculas e é diretamente proporcional à sua temperatura absoluta.

 


2) O que se entende como a Energia Cinética de cada molécula do gás?

No gás as moléculas se apresentam mais distanciadas do que nos outros estados físicos da matéria e que praticamente elas não interagem entre si, a não ser durante as colisões. O movimento das moléculas de um gás varia quando varia a temperatura e está relacionado com energia cinética das moléculas e a agitação provocada nas moléculas gera um movimento elástico entre elas, provocando expansão ou compressão desse gás ao variar a temperatura do sistema.

 


3) Como é a realização de trabalho de um gás?

O trabalho de um gás será a relação entre a pressão do ambiente em que o gás está contido e a variação do volume que ele ocupará com a mudança de temperatura: 

τ = p ∙ ΔV. 

Onde, no SI, as unidades são definidas por:  

τ = trabalho [ J ]; 

p = pressão [ Pa ];  

V = volume [ m3 ].

 


4) Como é notada a ação do trabalho do gás?

A pressão é considerada sempre positiva e, como consequência, o sinal do trabalho é determinado pelo sinal da variação do volume do gás. 

Quando o gás se expande, a variação do volume é positiva implicando num trabalho positivo. 

Quando o gás se comprime, a variação do volume é negativa implicando num trabalho negativo. Na prática se diz que:

Expansão do gás: “O Gás realiza trabalho sobre o Meio Exterior”


Compressão do gás: “O Meio Exterior realiza trabalho sobre o Gás”

 


4) Como são tratadas as transformações gasosas na  realização de trabalho?

Características das transformações em um sistema fechado sob a perspectiva da primeira lei da Termodinâmica:

a) Se há realização de trabalho sobre o sistema, o volume do gás diminui.

b) Na situação inversa, se há realização de trabalho pelo sistema, o volume do gás aumentará.

c) O aumento da energia interna é mostrado pelo aumento da temperatura do gás.

d) No caso inverso, ou seja, uma diminuição da energia, é evidenciado por uma redução da temperatura do gás.

A menos que o sistema seja adiabático (isto é, termicamente isolado), ganhos e perdas de calor sempre estarão presentes pelo fato de existir diferença entre as temperatura do sistema e do exterior.

 


5) Quais os efeitos na realização de trabalho nos diversos tipos de transformações gasosas?

Há três transformações particulares que podem ocorrer em um sistema isolado: a isotérmica (a temperatura constante), a isovolumétrica (a volume constante) e a adiabática (sem trocas de calor).

a) Transformação isotérmica:

Acontece a temperatura constante → ΔU = 0

Q = τ

Na transformação isotérmica, duas situações são possíveis:

1: todo o calor absorvido se transforma em trabalho realizado pelo sistema, Q > 0.

2: todo o trabalho recebido pelo sistema passa a ser rejeitado na forma de calor, Q < 0.

Na prática, o processo isotérmico dificilmente ocorrerá. Porém, é possível aproximá-lo por uma transformação em que um reservatório térmico recebe (ou cede) calor ao sistema enquanto o gás comprime (expande) lentamente.



b)Transformação isovolumétrica

Chamada também de isocórica, acontece a volume constante → τ = 0

ΔU = − Q

Na isovolumétrica, duas situações são possíveis:

1: toda a diminuição obtida na energia interna é rejeitada sob forma de calor

2: todo o calor absorvido se converte em aumento da energia interna

A transformação isovolumétrica acontece, por exemplo, quando temos pinos fixados no recipiente de paredes rígidas com o objetivo de impedir o movimento do êmbolo.



c) Transformação adiabática:

Acontece na ausência de trocas de calor com o exterior → Q = 0

ΔU = τ

Na adiabática, são possíveis duas situações:

1: toda a redução da energia interna se converte em trabalho realizado pelo sistema

2: todo o trabalho realizado sobre o sistema se converte em aumento da energia interna

A transformação adiabática pode ocorrer se o sistema for recoberto ou mesmo fabricado com um material que aja como um isolante térmico.



d) Transformação isobárica

Acontece na pressão constante → Δp = 0

Q = τ + ΔU

A variação do volume é proporcional à variação da temperatura:

1: no caso de expansão, há aumento do volume e da temperatura do gás, ΔU > 0

2: no caso de compressão, há diminuição do volume e da temperatura, portanto, ΔU < 0. 

 

  

6) Um exemplo de sistema:

Muitas usinas e motores operam transformando energia térmica em trabalho. Isso porque um gás aquecido pode realizar trabalho em turbinas mecânicas ou pistões, fazendo com que eles se movam.

A primeira lei da termodinâmica aplica o princípio de conservação de energia a sistemas onde a transferência de energia para dentro e para fora do sistema se dá pela transferência de calor e pela realização de trabalho.

A primeira lei da termodinâmica diz que a variação na energia interna de um sistema (ΔU) é igual à transferência de calor resultante para dentro e para fora do sistema (Q), mais o trabalho resultante realizado no sistema (W). Na forma de equação, a primeira lei da termodinâmica é,

ΔU = Q + W

Ela simplesmente diz que você pode aumentar a energia interna de um sistema aquecendo-o ou realizando trabalho nele.

O que significa cada um desses termos?

Nada exemplifica a primeira lei da termodinâmica tão bem quando um gás preso em um recipiente com um pistão móvel encaixado firmemente (como mostrado na Figura 1). Vamos considerar que o pistão possa se mover para cima e para baixo, comprimindo o gás ou permitindo que ele se expanda (mas o gás não pode sair do recipiente).

Figura 1: Esquema de um pistão de gás. Crédito: Khan Academy. Disponível em https://pt.khanacademy.org/science/physics/thermodynamics/laws-of-thermodynamics/a/what-is-the-first-law-of-thermodynamics. Acesso em 18/09/18.

 

As moléculas de gás presas no recipiente são o sistema. Atente que elas se movimentam, possuindo energia cinética e temperatura maior do que o zero absoluto ou 0K.

A energia interna U deste sistema pode ser pensada como a soma de todas as energias cinéticas de todas as moléculas de gás presas dentro do recipiente. Assim, se a temperatura T do gás aumenta, as moléculas aumentam sua velocidade e a energia interna U do gás também aumenta (o que significa que ΔU é positivo).

Da mesma forma, se a temperatura T do gás diminui, as moléculas diminuem sua velocidade, e a energia interna U do gás também diminui (o que significa que ΔU é negativo).

É realmente importante lembrar que a energia interna U e a temperatura T irão aumentar quando a velocidade das moléculas de gás aumentar, já que elas são, na verdade, duas maneiras de medir a mesma coisa: quanta energia há em um sistema.

Como a temperatura e a energia interna são diretamente proporcionais, temos que, se a energia interna dobrar de valor, a temperatura também dobrará.

Da mesma forma, se a temperatura não alterar seu valor, a energia interna também não irá variar.

A energia interna U deste sistema e sua temperatura podem ser aumentadas pela transferência de calor Q para o gás. Para fazer isso basta colocar o recipiente sobre uma chama ou submergi-lo em água fervendo.

A alta temperatura do ambiente externo, em relação às paredes e interior do recipiente, fará com que o calor flua para o interior e aqueça o gás, fazendo com que suas moléculas se movam mais rápido. Quando o calor é absorvido e aquece o gás, Q é um número positivo.

Por outro lado, podemos diminuir a energia interna do gás transferindo calor para fora dele. Isso pode ser feito colocando o recipiente em um banho de gelo. Se o calor deixar o gás, Q será um número negativo.

Essa convenção de sinais para o calor Q está representada na Figura 2.

Figura 2: Convenção de sinal para calor recebido e doado pelo sistema. Crédito: Khan Academy. Disponível em https://pt.khanacademy.org/science/physics/thermodynamics/laws-of-thermodynamics/a/what-is-the-first-law-of-thermodynamics. Acesso em 18/09/18.

 

Como o pistão pode se mover, ele pode realizar trabalho no gás, movendo-se para baixo e comprimindo o gás.

A colisão do pistão que se move para baixo com as moléculas de gás faz com que as moléculas se movam mais rápido, aumentando a energia interna total do sistema. Se o gás for comprimido, o trabalho realizado no gás W será um número positivo.

Por outro lado, se o gás se expande e empurra o pistão para cima, um trabalho é realizado pelo gás. A colisão das moléculas de gás com o pistão que recua faz com que as moléculas se movam mais devagar, diminuindo a energia interna do gás. Se o gás se expande, o trabalho realizado no gás W é um número negativo.

Essa convenção de sinais para o trabalho W está representada na Figura 3.

Figura 3: Convenção de sinal para o trabalho realizado pelo sistema e sobre o sistema. Crédito: Khan Academy. Disponível em https://pt.khanacademy.org/science/physics/thermodynamics/laws-of-thermodynamics/a/what-is-the-first-law-of-thermodynamics. Acesso em 18/09/18.

 

Na tabela abaixo resumimos as convenções de sinais para as três grandezas da 1ª Lei da Termodinâmica:

ΔU (variação na energia interna)

Q (calor)

W (trabalho realizado no gás)

+ se T aumenta

+ se entrar calor no gás

+ se o gás for comprimido

− se T diminui

− se o calor deixar o gás

− se o gás se expandir

Zero se T for constante

Zero se não houver troca de calor

Zero se o volume for constante

 

A primeira lei da termodinâmica diz que a variação na energia interna de um sistema (ΔU) é igual à  transferência de calor resultante para dentro e para fora do sistema (Q), mais o trabalho resultante realizado no sistema (W).

A energia interna U de um sistema é a soma de todas as energias cinéticas de todas as moléculas de gás presas dentro do recipiente. Assim, se a temperatura T do gás aumenta, as moléculas aumentam sua velocidade e a energia interna U do gás também aumenta.

 


Atividades:

1) Julgue cada afirmativa em verdadeira (V) ou falsa (F):

a) A energia interna de um gás depende, apenas e exclusivamente, das massas das moléculas desse gás. (    )

b) Quanto maiores as interações entre as moléculas de um gás, menor será a sua energia interna. (   )

c) Sem variação de temperatura, a energia interna de um gás é variável. (    )

d) O gás contido num sistema é veículo para realização de trabalho. (    )

e) O calor e o trabalho descrevem as transformações de um sistema. (    )

f) Em uma expansão adiabática de um gás ideal, o trabalho é realizado às custas da diminuição da energia interna do gás. (    )

g) Em uma expansão isotérmica de um gás ideal, o trabalho é realizado às custas da diminuição da energia do gás. (    )

h) A transformação adiabática pode ocorrer se o sistema for recoberto ou mesmo fabricado com um material que aja como um isolante térmico. (    )

i) Quando analisamos a relação do calor, do trabalho e consequentemente da energia interna no gás, podemos falar que o gás sofre algumas transformações termodinâmicas. (    )

j) Podemos diminuir a energia interna do gás transferindo calor para fora dele. (    )

k) A energia interna de um gás aumenta quando ele é comprimido. (    )

l) A energia interna de um gás diminui quando ele se expande. (    )

m) Se a temperatura T de um gás diminui, as moléculas aumentam sua velocidade, e a energia interna U do gás também aumenta. (    )

o) Em uma transformação adiabática, o trabalho será realizado sobre gás quando a variação da energia interna é positiva. (     )

  

2) Considere a equação ΔU = Q – τ. O que aconteceu se Q > 0?

     (A) O calor foi liberado.

     (B) O calor foi absorvido.

     (C) O calor permaneceu o mesmo.

     (D) Não houve troca de calor.

 

3) Numa transformação sobre pressão constante, um gás realiza o trabalho de 400 J, quando recebe do meio externo 500 J de calor. Qual a variação de energia interna do gás nessa transformação?

 

4) Certa massa de gás perfeito realiza, ao se expandir, um trabalho de 500J. Se, durante esse processo, receber 600 J de uma fonte térmica, qual a variação de sua energia interna?

 

5) Um gás ideal sofre uma transformação: absorve 150 cal de energia na forma de calor e expande-se, realizando um trabalho de 300 J. Considerando 1 cal = 4,2 J, a variação da energia interna do gás (ΔU) é, em J:

        (A) 250

        (B) 350

        (C) 500

        (D) 330

 

6) Como consequência da compressão adiabática sofrida por um gás, pode-se afirmar que:

      (A) a pressão do gás aumenta, e sua temperatura poderá diminuir.

      (B) a pressão do gás e sua temperatura diminuem.

      (C) a pressão do gás aumenta e sua temperatura poderá aumentar.

      (D) a pressão do gás e sua temperatura permanecem constantes.

 

7) Em relação à energia interna de um gás ideal, assinale a alternativa correta.

      (A) A energia do gás é invariante em relação à quantidade de mols contida no gás.

      (B) A energia interna do gás aumenta, caso a temperatura do gás diminua.

      (C) A energia interna de um gás ideal é inversamente proporcional à temperatura do gás.

      (D) A energia interna do gás independe da temperatura do gás.

       (E) A energia interna do gás aumenta, caso a temperatura do gás também aumente. 

 

8) A 1ª Lei da Termodinâmica estabelece relações entre a energia interna, o calor e o trabalho.

Tendo isso em mente relacione corretamente a tabela abaixo:

Variação na energia interna

Trabalho

(1)    Positiva

(2)    Negativa

(3)    Zero

a) Todo trabalho é realizadona forma de calor.

b) O gás é comprimido.

c) O gás sofre expansão.

 

9) A 1ª Lei da Termodinâmica estabeleceu convenções de sinais para o calor e o trabalho.

Observe a imagem abaixo e escolha a alternativa correta, considerando o gás dentro do pistão como o sistema.

Escolha 1 resposta:

(A)   O trabalho que o gás realiza é negativo.

(B)   O trabalho que o gás realiza é positivo.

(C)   O trabalho que o gás realiza é nulo, sem efeito.

(D)   O sistema é inoperante.

  

10) Observe a imagem abaixo e escolha a alternativa correta, considerando o gás dentro do pistão como o sistema.

Escolha 1 resposta:

(A)   O trabalho que o gás realiza é negativo.

(B)   O trabalho que o gás realiza é positivo.

(C)   O trabalho que o gás realiza é nulo, sem efeito.

(D)   O sistema é inoperante.


11) Acerca da transformação adiabática, assinale a alternativa CORRETA.

        (A) São transformações que acontecem em temperatura constante.

        (B) São transformações termodinâmicas em que não ocorrem trocas de calor.

        (C) São transformações onde não há variação de energia interna.

        (D) Trata-se de transformações em que todo calor vira trabalho e vice-versa.


12) Um gás monoatômico ideal sofre uma transformação adiabática, realizando 400 J de trabalho sobre o meio externo. A variação da energia interna desse gás e a quantidade calor trocada são, respectivamente:

        (A) ΔU = 0 J; Q = 0 J.

        (B) ΔU = 400 J; Q = 0.

        (C) ΔU = 0 J; Q = –400 J.

        (D) ΔU = –400 J; Q = 0.

13) Em um processo termodinâmico em que ocorre a expansão adiabática de um gás ideal, é correto afirmar que:

        (A) ocorre um aumento na energia interna do gás.

        (B) ocorre uma redução na energia interna do gás.

        (C) ocorre realização de trabalho sobre o gás.

        (D) ocorre um aumento de temperatura no gás.

 

Outras Atividades: 

1) Sobre os gases monoatômicos e ideais que passam por um processo de transformação isobárica, podemos afirmar corretamente que:

      (A) Toda a quantidade de calor (Q) cedida ao sistema será transformada em trabalho mecânico.

      (B) A quantidade de calor (Q) cedida ao sistema é diretamente proporcional à sua variação de temperatura.

      (C) A energia interna do gás (U) permanece constante.

      (D) A variação de energia interna(ΔU) é inversamente proporcional à variação volumétrica (ΔV).

 

2) Um gás é submetido a um processo sob pressão constante de 400 N/m2 e sofre uma redução de seu volume em 0,25 m3. Assinale aquilo que for FALSO:

      (A) a quantidade de trabalho realizada sobre o gás foi de –100 J;

      (B) o gás recebe 250 J de calor;

      (C) o gás cede 250 J de calor;

      (D) a variação de temperatura desse gás é negativa.

 

3) Pode ser considerado um exemplo de processo isobárico:

       (A) Um balão de gás Hélio que sobe pelo empuxo atmosférico.

      (B) Aquecimento da água em um bule.

      (C) Água subindo pelo canudo devido à sucção.

      (D) Convecção do vapor de água.

 

4) Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta relativa aos processos termodinâmicos isovolumétricos.

      (A) Quando os gases recebem calor durante as transformações isovolumétricas, o sinal do trabalho termodinâmico produzido pelo gás é negativo.

      (B) Quando os gases recebem calor durante as transformações isovolumétricas, o sinal do trabalho termodinâmico produzido pelo gás é positivo.

      (C) Nos processos isovolumétricos, a pressão do gás permanece constante, enquanto a temperatura e o volume variam, de forma que nenhum trabalho é realizado por ou sobre o gás.

      (D) Nos processos isovolumétricos, o volume do gás altera-se, enquanto a temperatura e a pressão variam, de forma que nenhum trabalho é realizado por ou sobre o gás.

      (E) Nos processos isovolumétricos, o volume do gás permanece constante, enquanto a temperatura e a pressão variam, de forma que nenhum trabalho é realizado por ou sobre o gás. 

 

5) Certo gás diatômico e ideal recebe 12 J de calor de uma fonte externa durante uma transformação isocórica. Considerando que o gás não cede qualquer quantidade de energia em forma de calor para suas vizinhanças, a variação da energia interna do gás, durante essa transformação, é de:

      (A) +6 J

      (B) –12 J

      (C) +12 J

      (D) +24 J

 

6) Certo gás monoatômico e ideal sofre uma transformação termodinâmica na qual seu volume permanece constante. Durante o processo, o gás cede quatro calorias para o meio externo. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a variação da energia interna, a quantidade de calor envolvido no processo e o trabalho realizado sobre ou pelo gás, respectivamente.

      (A) –4 cal, –4 cal e 0 cal

      (B) +4 cal, –4 cal e 0 cal

      (C) +4 cal, +4 cal e 0 cal

      (D) 0 cal, 0 cal, –4 cal

 

7) Durante um processo isovolumétrico, um gás recebe do meio externo uma quantidade de calor Q. Podemos afirmar que a variação de sua energia interna e sua pressão terão seus módulos, respectivamente:

      (A) Mantidos constantes e aumentados.

      (B) Reduzidos e aumentados.

      (C) Aumentados e aumentados.

      (D) Reduzidos e mantidos constantes.

 

8) De acordo com a primeira lei da termodinâmica se, durante um processo isotérmico sofrido por um gás ideal de massa fixa, o gás libera uma quantidade de calor cujo módulo é de 50 cal então a variação de energia interna e o trabalho realizado pelo gás neste processo são, respectivamente:

      (A) 0 e 50 cal

      (B) 0 e –50 cal

      (C) 0 e 0

      (D) 50 e –50 cal

 

9) De acordo com a primeira lei da termodinâmica se, durante um processo adiabático sofrido por um sistema termodinâmico de massa fixa, a energia interna do sistema aumenta de 4 J então o calor recebido e o trabalho realizado pelo sistema neste processo são, respectivamente:

      (A) 0 e 4 J

      (B) 0 e –4 J

      (C) 4 e 0 J

      (D)  –4  e 4 J


Aprofunde-se:







Nenhum comentário:

Postar um comentário