1) Leia atentamente o texto:
Em uma batida, o velocímetro
de um automóvel pode, em alguns casos, permanecer apontando a velocidade que o
automóvel desenvolvia no instante
imediatamente anterior ao da colisão, ou seja, a rapidez com que aquele móvel
se locomovia no momento do acidente.
Sabemos que a velocidade
escalar média é a grandeza que especifica o deslocamento escalar de um móvel na
unidade de tempo. Então, para determinar a velocidade escalar instantânea (v) –
ou seja, a velocidade escalar de um móvel num determinado instante -, calculamos
o quociente Δs / Δt para valores
infinitamente pequenos de Δt. Esse
quociente assume, então, um determinado valor-limite. Mas, para fazermos esse
cálculo, são necessários conhecimentos matemáticos avançados. Podemos,
entretanto, dizer que a velocidade escalar instantânea é dada por:
com Δt muito pequeno.
Observemos que, de acordo com
o sinal da velocidade escalar, o movimento de um corpo pode ser cassificado da
seguinte forma:
ü v > 0, movimento progressivo (a favor da orientação da trajetória);
ü v < 0, movimento retrógrado (contra a orientação da trajetória).
Um valor de Δt muito pequeno representa um intervalo de tempo próximo a 0.
Com base no texto, qual das
duas grandezas dá informação mais precisa sobre o movimento: a velocidade
escalar média ou a velocidade escalar instantânea?
Nesse caso, a velocidade escalar instantânea descreverá melhor o
movimento, porém a velocidade escalar média é um valor bem próximo ao valor da
velocidade instantânea.
2) Como é chamado o tipo de
movimento próximo ao descrito no texto?
Num movimento em que a velocidade escalar instantânea é igual à
velocidade escalar média para qualquer intervalo de tempo é chamado de movimento uniforme. No movimento
uniforme a velocidade se mantém constante em relação a um dado referencial e
para quaisquer dois intervalos de tempo considerados, um móvel deverá percorrer
distâncias iguais. Caso a trajetória seja retilínea, o movimento é denominado movimento retilíneo uniforme (MRU).
3) Como é descrito o movimento
retilíneo uniforme?
O MRU caracteriza-se por ter o vetor velocidade constante. Por exemplo,
uma pessoa caminha em linha reta com módulo de velocidade constante igual a 1,5
m/s durante 300 segundos. A velocidade média nesse percurso também será
constante (v = vm) e terá igualmente valor de 1,5 m/s. É bastante
usual descrever o movimento através de gráfico no plano cartesiano, abaixo
representa o gráfico da velocidade em função do tempo no exemplo anterior.
Note que o gráfico mostra uma semirreta paralela ao eixo do tempo, uma
vez que o valor da velocidade é constante.
4) Qual é o módulo do
deslocamento quando se caminha a 1,5 m/s durante 300 segundos?
A velocidade ser constante e ter valor 1,5 m/s significa que o
deslocamento é de 1,5 metros em cada 1 segundo.
O deslocamento (d) no MRU pode ser obtido através da multiplicação da
velocidade (v) pelo intervalo de tempo (Δt) em que ele ocorre:
d = v ∙
Δt => d = 1,5 x 300 = 450 metros.
5) Existe outra forma de
obtermos o módulo do deslocamento?
Analisando um pouco mais a expressão do deslocamento:
d = v ∙
Δt = v ∙ (tfinal – tinicial).
Ao cronometrarmos o movimento a partir do tempo igual a zero (tinicial
= 0), a expressão se reduz a:
d = v ∙ tfinal
d = v ∙ t
Agora, uma pessoa começa a caminhar da posição inicial 100 m, a um quarteirão do centro da praça mais
próxima. Essa posição inicial é medida em relação a um referencial que, nesse
caso, é o centro da praça. Esse referencial é denominado origem ou marco zero.
Se a pessoa saísse caminhando da origem das posições (marco zero), o
módulo do deslocamento seria o mesmo da posição. Como, porém, começou na
posição 100 m, se deslocar 300 m atingirá a posição de módulo 400 m.
Esse raciocínio pode ser sistematizado da seguinte forma:
d = Δs = s – s0
s = s0 + d
Como d = v ∙ t , então:
s = s0 + v ∙ t.
Essa expressão s = s0
+ v ∙
t é denominada função da posição em relação ao tempo do
MRU ou função horária da posição do
MRU.
6) A pessoa do item acima, que
sai da posição inicial 100 m em relação ao centro da praça, caminha com a
velocidade de 1,5 m/s no MRU. Qual o módulo do deslocamento dessa pessoa,
depois de passados 200 s? Qual é o módulo de sua posição em relação ao centro
da praça no instante 200 s? O módulo do deslocamento e da posição coincidem?
Observe que a previsão da posição em que a pessoa estará após 200
segundos, saindo da posição inicial 100 m e caminhando com velocidade 1,5 m/s,
pode ser confirmada com a função da posição em relação ao tempo MRU:
s = 100 + 1,5∙t
Nessa expressão podemos saber quais são as constantes do movimento (s0
= 100 m e v = 1,5 m/s), ou seja, quais são os valores que não se alteram,
enquanto s e t são as variáveis da função. Assim, quando t = 200s, temos:
s = 100 + 1,5 x 200 = 100 + 300 => s =
400 m.
Logo, o módulo da posição é 400 metros, porém o deslocamento da pessoa foi
d = Δs = s – s0 = 400 – 100 = 300 m.
Assim verificamos que os módulos da posição e do deslocamento não
coincidem, pois o movimento não partiu da origem.
7) É possível determinar o
tempo que uma pessoa em MRU poderá chegar a uma determinada posição?
No exemplo da pessoa caminhando na praça, com velocidade 1,5 m/s em
MRU, para chegar a um ponto de ônibus que está a 700 m do centro da praça na
direção e sentido do s0, utilizamos a função horária do movimento:
s = 100 + 1,5t,
que permite calcular o valor da posição para qualquer instante e qualquer instante para um determinado valor da posição. Sabemos que a posição final do movimento da pessoa deverá ser 700 m. Assim, temos:
700 = 100 + 1,5t
1,5t = 700 – 150 =
550
t = 550 / 1,5
t = 400 s.
Logo, a pessoa demoraria 400 s (6 min e 40 s) para chegar à posição 700
m.
8) Como é descrito o
deslocamento do MRU?
Para descrever o deslocamento e a posição em determinados instantes é
utilizado o gráfico posição x tempo no plano cartesiano, inicialmente elaborando
numa tabela valores de posição, deslocamento em alguns instantes e teremos:
A tabela, o gráfico e a função da posição em relação ao tempo têm como
objetivo descrever e prever um movimento.
9) Onde é utilizado e aplicado
o MRU?
Poucos movimentos são do tipo MRU, olhando à nossa volta é possível
perceber que a maioria dos movimentos não tem trajetória retilínea. Quando a
trajetória não é retilínea, mas o módulo da velocidade é constante, o movimento
é dito movimento uniforme (MU). Às vezes, quando o foco não é a mudança de
direção do movimento, mas os valores medidos numa escala, pode-se descrevê-lo
como se a trajetória fosse uma linha reta. Se o módulo da velocidade não variar
as funções e os gráficos do MRU poderão ser utilizados para descrever a
velocidade escalar, o deslocamento escalar e a posição escalar do MU.
Nas rodovias existe, a cada quilômetro, um marco que registra a posição
escalar em relação a posição escalar 0 km correspondendo ao marco zero de
referência local. Por exemplo, no Estado de São Paulo a posição escalar 0 km
corresponde ao marco zero, localizado na praça da Sé.
Os marcos das posições nas rodovias são consecutivos e crescentes que
nos afastamos da capital.
10) Há diferença entre
deslocamento escalar e distância percorrida?
Respondemos essa questão analisando o gráfico da descrição de um
movimento:
O gráfico acima representa a posição escalar em função do tempo de um
carro que saiu do marco zero de uma estrada, deslocou-se 400 m em 10 s, ficou
10 s parado e retornou à origem em 20 s. Calculemos o deslocamento escalar desse carro de 0 a 40
s:
Aplicando a definição d = Δs = s – s0, o deslocamento
escalar desse carro é zero, uma vez que saiu da posição escalar zero e voltou a
essa mesma posição.
Mas não pode-se dizer que a distância percorrida foi zero, pois notado
diversos deslocamentos durante o percurso até retornar à mesma posição: o carro
percorreu 400m nos primeiros 10s e depois mais 400 no retorno, ou seja, a
distância percorrida foi de 800 m.
Toda vez que existir mudança de sentido ao longo de uma trajetória, o
deslocamento escalar não terá o mesmo valor da distância percorrida. Na realidade, em qualquer situação a
distância percorrida deve ser obtida pela soma dos módulos dos deslocamentos
escalares.
No exemplo, temos:
d0 a 10 s = 400 – 0 = 400 m
d10 a 20 s = 400 –
400 = 0 m
d20s a 40 s = 0 – 400 m = –400 m
Logo, do exemplo vemos que deslocamento escalar total = zero e
distância percorrida = |400| + |0| + |–400| = 800m.
11) O que é preciso saber
sobre o MRU?
No movimento uniforme (MU) ao longo de uma trajetória numerada, quando
não estamos interessados na mudança de direção, podem ser utilizadas as funções
e as propriedades do MRU para determinar:
ü a
posição escalar: s = s0
+ v ∙ t
ü o
deslocamento escalar: d = Δs = s
– s0
ü a
velocidade escalar: v = vm
= d / Δt = constante
ü inclinação
da reta no gráfico: v = (s2
– s1) / (t2 – t1)
ü a
distância percorrida: soma dos
deslocamentos escalares, caso haja mudança de sentido.
ü o vetor
velocidade constante: uma
grandeza vetorial só é constante quando o seu módulo, a sua direção e o seu
sentido não sofrem variação. Em qualquer outro tipo de trajetória é possível
que o módulo da velocidade seja constante, mas a direção e sentido não
necessariamente. Por isso, o único
movimento que pode ser feito se a velocidade vetorial é constante é o retilíneo
uniforme.
ü O
gráfico do movimento uniforme é uma semirreta: variando sua inclinação de acordo com a velocidade.
Os movimentos são descritos segundo as representações dos gráficos
abaixo:
a)
Movimento
Uniforme Progressivo
b)
Movimento
Uniforme Retrógrado
12) Exercício Resolvido:
Atividades:
1) Julgue cada afirmativa como verdadeira (V) ou falsa (F):
a) Deslocamento é apenas
mudança de posição. ( )
b) Uma característica do MRU é
esta: a velocidade, em qualquer instante, é igual à velocidade média. ( )
c) No movimento uniforme
progressivo o movimento se realiza no sentido das marcações decrescentes.
( )
d) No movimento uniforme
retrógrado a velocidade é dotado de sinal negativo. ( )
2) Com relação ao movimento
retilíneo uniforme, é incorreto
afirmar que:
(A) o valor de sua velocidade é
constante.
(B) o valor da velocidade média coincide com o
valor da velocidade instantânea.
(C)
o deslocamento de um objeto em MRU é tanto maior quando maior for o intervalo
de tempo transcorrido do movimento.
(D)
as posições são invariáveis em qualquer instante considerado.
3) Se a velocidade vetorial de
um ponto material é constante e não nula, sua trajetória:
(A) pode ser retilínea mas não
necessariamente.
(B) deve ser retilínea.
(C) é uma circunferência.
(D) pode ser uma curva qualquer.
4) O módulo do vetor velocidade média pode ser igual ao
valor da velocidade escalar média se:
(A) a
trajetória for circular.
(B) a
trajetória for uma elipse.
(C) a
trajetória for uma linha reta.
(D) a trajetória ser formada por uma pista
transversal a outra.
5) Em uma maratona um corredor
percorre 2,4 km no intervalo de tempo de 5 min. Qual o valor de sua velocidade
média, em m/s?
6) Uma motociclista passeia
pela rua com sua moto rumo ao centro da cidade, realizando num certo trecho um
movimento uniforme cuja posição em função do tempo obedece à seguinte: s = 1.550 – 5t, em unidades do SI:
a) Qual o módulo da velocidade
da motociclista?
b) Qual o significado do sinal
negativo da velocidade?
c) Qual será sua posição após
10 min?
7) Dois motociclistas A e B se
movimentam em MRU de acordo com as seguintes de acordo com as seguintes equações das posições em função do
tempo:
sA = 300 – 8t e
sB= 100 + 12t.
Sabendo que os valores estão todos medidos no
SI, responda:
a) Qual
deles realiza movimento retrógrado?
b) Em Qual
instante eles se encontrarão? (considere que no encontro dos ciclistas eles
ocupam a mesma posição).
c) Qual é
a posição em que eles se encontram?
8) Dois
carros A e B estão separados por 75 km, medidos ao longo de uma
estrada. Eles vêm um ao encontro do outro com movimentos uniformes e
velocidades escalares de módulo constante, 80 km/h e 70 km/h, respectivamente.
Em que posição escalar e em que instante se dará seu encontro?
9) (ENEM-2008) O gráfico a
seguir modela a distância percorrida, em km, por uma pessoa em certo período de
tempo. A escala de tempo a ser adotada para o eixo das abscissas depende da
maneira como essa pessoa se desloca.
Qual é a opção que apresenta a
melhor associação entre meio ou forma de locomoção e unidade de tempo, quando
são percorridos 10 km?
(A) carroça – semana
(B) carro – dia
(C) caminhada – hora
(D) bicicleta – minuto
(E) avião – segundo
10) As
cidades de Quito e Cingapura encontram-se próximas a linha do Equador e em
pontos diametralmente opostos no globo terrestre.
Considerando
o raio da terra igual a 6.370km, pode-se afirmar que um avião saindo de Quito,
voando em média 800 km/h, descontando-se as paradas de escala, chega a
Cingapura em aproximadamente:
(A) 16 horas.
(B) 20 horas.
(C) 25 horas.
(D) 32 horas.
11) Um móvel com velocidade
constante percorre uma trajetória retilínea à qual se fixou um eixo de coordenadas. Sabe-se que no instante t0 = 0, a posição do móvel é s0 = 500m e, no instante t = 20s, a posição é s = 200m. Determine:
a) A velocidade do móvel.
b) A função da posição.
c) A posição nos instantes t =
1s e t = 15s.
d) O instante em que ele passa
pela origem.
12) A função horária do espaço
de um carro em movimento retilíneo uniforme é dada pela seguinte expressão: s = 100 + 8t. Determine em que instante
esse móvel passará pela posição 260m.
13) Dois carros A e B encontram-se sobre uma mesma pista retilínea com velocidades
constantes no qual a função horária das posições de ambos para um mesmo
instante são dadas a seguir: sA
= 200 + 20t e sB = 100 +
40t. Com base nessas informações, responda as questões abaixo:
a) É possível que o móvel
B ultrapasse o móvel A? Justifique.
b) Determine o instante em que o móvel B alcançará o móvel A, caso este
alcance aconteça.
14) Um móvel em MRU gasta 10h
para percorrer 1.100 km com velocidade constante. Qual a distância percorrida
após 3 horas da partida?
15) O gráfico a seguir
representa a função horária do espaço de um móvel em trajetória retilínea e em
movimento uniforme.
Com base nele, determine a
velocidade e a função horária do espaço deste móvel.
16) Um carro faz uma viagem de São Paulo ao Rio. Os primeiros 250 km são
percorridos com uma velocidade média de 100 km/h. Após uma parada de 30 minutos
para um lanche, a viagem é retomada, e os 150 km restantes são percorridos com
velocidade média de 75 km/h.
A velocidade média da viagem
completa foi, em km/h:
(A) 60
(B)
70
(C) 80
(D) 90
(E) 100
17) Ao passar pelo km 115 de
uma rodovia, o motorista lê este anúncio: “Posto de abastecimento e restaurante
a 12 minutos”. Se esse posto de serviços está localizado no km 130, qual é a
velocidade média prevista para que se faça esse percurso?
18) Em grandes aeroportos e
shoppings, existem esteiras móveis horizontais para facilitar o deslocamento de
pessoas. Considere uma esteira com 48 m de comprimento e velocidade de 1,0 m/s.
Uma pessoa que ingressa na esteira chegará ao topo da escada em quanto tempo?
19) (Enem - 2012) Uma empresa
de transportes precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve
possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa
até o local da entrega. Ela verifica que o trajeto apresenta dois trechos de
distâncias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro
trecho, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h e a distância a ser
percorrida é de 80 km. No segundo trecho, cujo comprimento vale 60 km, a
velocidade máxima permitida é 120 km/h. Supondo que as condições de trânsito
sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande continuamente na velocidade
máxima permitida, qual será o tempo necessário, em horas, para a realização da
entrega?
(A) 0,7
(B) 1,4
(C) 1,5
(D) 2,0
(E) 3,0
20) O gráfico abaixo representa o movimento de um corpo.
Determine:
a) Os intervalos de um tempo em que o movimento é progressivo.
b) Os intervalos em que o movimento é retrógrado.
c) A velocidade em cada intervalo de tempo em a) e b).
d) A velocidade média do corpo decorrido 1,5 m de movimento.
21) O gráfico do espaço "s" de um móvel em função do
tempo "t" a partir de uma origem "0", sobre uma reta é o
representado ao lado. O móvel tem aceleração escalar nula:
22) No gráfico, representam-se as posições ocupadas por um corpo que se desloca numa trajetória retilínea, em função do tempo.
Pode-se, então, afirmar que o módulo da velocidade do corpo:
(A) aumenta no intervalo de 0 s a 10 s;
(B) diminui no intervalo de 20 s a 40 s;
(C) tem o mesmo valor em todos os
diferentes intervalos de tempo;
(D)
é constante e diferente de zero no intervalo de 10 s a 20 s;
(E) é maior no intervalo de 0 s a 10 s.
23) (ENEM-2018) O gráfico ao lado modela a distância percorrida, em km, por uma pessoa em certo período de tempo. A escala de tempo a ser adotada para o eixo das abscissas depende da maneira como essa pessoa se desloca.
Qual é a opção que apresenta a
melhor associação entre meio ou forma de locomoção e unidade de tempo, quando
são percorridos 10 km?
(A) carroça – semana
(B) carro – dia
(C) caminhada – hora
(D) bicicleta – minuto
(E) avião – segundo
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